França: Nestlé fechará fábrica após 2 pessoas morrerem com pizza contaminada
A Nestlé informou, em comunicado nesta quinta-feira (20), que fechará definitivamente uma fábrica no norte da França que produz itens da marca Buitoni em Caudry.
A medida foi tomada um ano após a contaminação de pizzas relacionadas à marca, que causou a morte de duas pessoas e diversas outras contaminações.
A companhia justificou o fechamento das atividades pela queda nas vendas e agora busca um comprador para o local.
Em relação aos funcionários, a Nestlé afirmou que não fará notificações sobre demissões antes de 31 de dezembro de 2023 e que tentará realocar os 140 trabalhadores para outros cargos internos.
Fábrica Buitoni Fraîch’Up
A fábrica Buitoni Fraîch’UP produzia pizzas congeladas para a venda. Em fevereiro do ano passado, as autoridades francesas foram notificadas sobre casos de insuficiência renal em crianças por contaminação por E.coli.
Pouco tempo depois, a Nestlé anunciou a retirada dos produtos dos mercados e paralisou as produções. Diante da situação, a prefeitura proibiu todas as atividades no interior da fábrica. Conforme aponta uma nota judicial, o Ministério Público de Paris abriu uma investigação de homicídio relacionada a duas mortes e ferimentos involuntários em outras 14 pessoas.
Na época, a empresa alegou que a contaminação poderia estar na farinha usada para a feitura das massas das pizzas. Contudo, a fiscalização sanitária relatou a presença de roedores e falta de manutenção e limpeza adequada na fábrica.
Nestlé
A Nestlé é uma empresa suíça de alimentos e bebidas, fundada em 1866 por Henri Nestlé. É uma das maiores do setor de alimentos do mundo, com operações em mais de 190 países.
A companhia produz uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos para bebês, cereais matinais, café, chocolate, sorvetes, produtos lácteos, pet food, produtos de saúde e nutrição, além de água engarrafada.
A Nestlé é uma empresa de destaque no setor de alimentos e bebidas, empregando milhares de pessoas em todo o mundo e gera receitas anuais de bilhões de dólares.