A vida após o L: Enfermeiros fazem greve por todo o país
A vida após o L não vem sendo fácil por aqueles que fizeram com as mãos a 12° letra do alfabeto. Nesta sexta-feira (10), entidades representativas de enfermeiros e enfermeiras promoveram uma greve nacional. A categoria está protestando diante da inércia que não soluciona o impasse sobre o piso salarial da Enfermagem. As informações são do Metrópoles.
Em 2022, o Congresso Nacional avalizou a criação do piso salarial nacional para a categoria, mas senadores e deputados questionaram de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.
De acordo com a Lei nº14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras – reportou o portal.
O Fórum Nacional da Enfermagem, que encabeça o movimento, liberou sindicatos e associações locais para decidirem individualmente sobre a adesão à manifestação.
Foram registrados protestos pelo pagamento do piso no Rio de Janeiro (RJ), Caruaru (PE), Paraíba (PB), entre outras cidades do país.
Reprodução de imagem: TV Globo