CEO da Marisa afirma que não há fraude, mas empresa fecha 92 lojas

A Marisa, uma varejista de roupas no Brasil, comunicou a decisão de encerrar 92 das suas 334 lojas em todo o país, o que terá um impacto significativo em milhares de funcionários.

Essa medida faz parte de um esforço para reestruturar as finanças da empresa, que registrou um prejuízo de 670% no último trimestre de 2022 e acumula uma dívida de R$ 600 milhões com instituições financeiras.

A meta da Marisa é gerar um lucro anual de cerca de R$ 70 milhões antes de juros, impostos e Ebitda, além de economizar outros R$ 30 milhões com a redução das despesas operacionais.

Recentemente, os acionistas controladores da empresa anunciaram que irão investir R$ 90 milhões na Marisa para ajudar na recuperação financeira. Apesar dos desafios enfrentados, o presidente da Marisa, João Nogueira Batista, mantém-se confiante de que a empresa irá superar as dificuldades.

Demissões começarão em abril

A partir de abril, a varejista começará a fechar suas lojas, começando com 20 unidades encerrando suas atividades neste mês.

Inicialmente, a reestruturação identificou 25 unidades que apresentavam margem de contribuição negativa, tornando-as inviáveis para continuar em operação. Com o fechamento dessas lojas, o total de unidades em funcionamento seria reduzido para 309.

Entretanto, a consultoria responsável pela análise identificou mais 67 lojas que não teriam capacidade de retornar a um Ebitda positivo, o que levou a varejista a tomar a decisão de encerrar 92 lojas no total.

Plano de restruturação

A decisão de fechar as lojas faz parte do plano de reestruturação financeira da Marisa, que busca se recuperar do prejuízo sofrido. Apesar disso, o presidente da empresa, João Nogueira Batista, afirmou que a situação da Marisa não se assemelha à crise vivida pela Americanas, outra empresa do setor varejista.

Batista enfatizou que não há suspeitas de fraude na Marisa e informou que a empresa realizou uma auditoria interna para analisar seu balanço financeiro. De acordo com o CEO, o processo não encontrou “nada fraudulento” nos registros da companhia.

A Marisa implementou ajustes e revisões contábeis e desenvolveu um plano de reorganização das atividades e da dívida. Essas medidas devem ser concluídas ainda neste ano, embora o impacto mais significativo das revisões de gastos deva ser sentido no balanço do próximo ano.

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