Fuga? brasileiros ‘somem’ em Portugal com dívidas e processos judiciais
Portugal vem enfrentando um problema sério com alguns imigrantes brasileiras que estão no país.
Confira na reportagem abaixo!
Os consulados e a embaixada do Brasil em Portugal têm recebido um número crescente de pedidos de ajuda para localizar brasileiros que deixaram pendências no país, como processos judiciais envolvendo violência doméstica e dívidas com bancos e empresas, incluindo imobiliárias.
Esses brasileiros mudam frequentemente de endereço, o que dificulta que sejam notificados e cobrados.
As representações brasileiras em Portugal têm poucas informações sobre a movimentação desses cidadãos, o que limita a ajuda que podem oferecer. Centenas de casos ainda não foram resolvidos, causando constrangimento.
Comunidade Brasileira em Portugal
A comunidade brasileira é a maior entre os grupos de estrangeiros que vivem em Portugal, com cerca de 310 mil cidadãos legalizados. Esse número ultrapassa 400 mil quando incluídos aqueles sem documentos e aqueles com dupla nacionalidade. É a comunidade que mais cresce no país europeu.
Representantes dos consulados e da embaixada acreditam que alguns brasileiros procurados já não vivem em Portugal. Eles podem ter conseguido autorizações de residência e se mudado para outros países da União Europeia, como Bélgica, Espanha e Alemanha, em busca de melhores salários.
Portugal e Europa
Portugal é mais flexível que outras nações europeias em relação aos estrangeiros, apesar de toda a burocracia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que pode demorar até dois anos para regularizar a situação de estrangeiros.
Mesmo aqueles que estão em situação irregular no país não são deportados, pois são dadas a eles oportunidades de manifestarem interesse em continuar no país, o primeiro passo para ter acesso a autorizações de residência.
Veja também:
Portugal deve dar autorização de residência a 100 mil brasileiros, veja detalhes
Suíça tem vagas para quem fala português com salário mínimo de 4.100 euros