Quantos brasileiros vivem em Portugal e como vivem; confira como é a maior comunidade brasileira fora do Brasil

A segunda maior comunidade brasileira fora do Brasil está localizada em Portugal. O país é um destino popular para muitas pessoas devido à facilidade do idioma, qualidade de vida, segurança e ensino de primeira linha.

No entanto, você já se perguntou como é a vida dos brasileiros que vivem em Portugal? Este artigo aborda suas condições de vida, oportunidades de emprego e estudo, bem como seus ganhos financeiros. Leia mais para descobrir!

Como vivem os brasileiros em Portugal

Portugal é uma excelente opção para aqueles que desejam viver na Europa. O país recebe bem os brasileiros e oferece ótima qualidade de vida, bem como diversas opções de trabalho e uma estrutura de saúde, segurança e educação de primeira linha. No entanto, é preciso mencionar que os salários em Portugal são mais baixos em comparação com outros países europeus.

Outro ponto positivo é que os brasileiros têm diversos direitos em Portugal, graças aos acordos internacionais entre os dois países, que garantem que seus cidadãos possuam os mesmos direitos e deveres dos residentes nativos. Esses direitos incluem acesso aos serviços de saúde do Sistema Nacional de Saúde (SNS), possibilidade de prestar concursos públicos, direito ao voto após três anos de residência, oportunidades de concorrer a bolsas de estudo em universidades portuguesas e descontos especiais em programas de pós-graduação nas universidades locais.

Além disso, a comunidade brasileira em Portugal é bastante grande, o que torna fácil encontrar outros conterrâneos e matar a saudade do Brasil. É comum também artistas brasileiros fazerem shows em Portugal.

Quantos brasileiros em Portugal

De acordo com o último dado oficial do Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, divulgado em 2021 pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), 204.694 brasileiros residem oficialmente em Portugal, o que os torna a maior comunidade estrangeira no país, representando cerca de 30% da população estrangeira. No entanto, uma pesquisa realizada pelo jornal Diário de Notícias em 2022 sugere que esse número pode chegar a 252 mil pessoas.

Já de acordo com os dados mais recentes do Itamaraty, de 2020, há 276.200 brasileiros em Portugal, tornando essa comunidade a segunda maior de brasileiros fora do Brasil. É importante mencionar que esses números não incluem pessoas com dupla cidadania ou em situação ilegal no país.

Os brasileiros têm diversos motivos para se mudarem para Portugal, incluindo busca por melhor qualidade de vida, oportunidades de trabalho e estudo. Segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, os principais motivos são atividade profissional (44,7%), reagrupamento familiar (31,1%), certificado de residência de cidadão (10,8%), estudo (9,3%) e outros motivos (4,1%).

Confira abaixo informações detalhadas sobre as principais cidades em Portugal que abrigam brasileiros, com base nos dados do Ministério da Economia e Mar de Portugal de 2021.

Lisboa

Com 77.110 brasileiros, Lisboa é a cidade portuguesa que mais atrai brasileiros. Além de ser a capital do país, é também a cidade mais populosa e oferece uma boa infraestrutura de transporte, além de oportunidades de investimento, educação e emprego.

Porto

Porto fica no norte do país e é a segunda cidade mais importante de Portugal, atraindo 27.496 brasileiros. Possui grande comércio e empresas, sendo um importante ponto turístico da Europa. Seus preços mais acessíveis e clima mais calmo em comparação com Lisboa chamam a atenção dos estrangeiros.

Setúbal

Com 24.907 brasileiros, Setúbal é a terceira cidade portuguesa com mais pessoas nascidas no Brasil. Localizada a cerca de 48 quilômetros de Lisboa, possui um clima ameno e belas praias, tornando-se uma ótima opção para quem quer morar com a família em um lugar tranquilo.

Faro

Com 17.496 brasileiros, Faro é uma cidade no extremo sul do país, com cerca de 64 mil habitantes e a 280 km de Lisboa. A cidade atrai pessoas que buscam tranquilidade e qualidade de vida, ideal para quem quer morar em Portugal com a família ou fazer negócios. Além disso, possui lindas pais.

Braga

é a quinta cidade portuguesa mais atrativa para os brasileiros, tendo recebido 12.950 estrangeiros do Brasil. Situada na região Norte do país, é a terceira cidade mais populosa, com um custo de vida acessível e um grande número de empresas, o que a torna um excelente mercado de trabalho. Braga também é uma escolha ideal para estudantes brasileiros que desejam estudar em Portugal, pois abriga uma das melhores universidades do país, a Universidade do Minho.

Braga também é ideal para estudantes brasileiros que querem estudar em Portugal, nela está localizada a Universidade do Minho, uma das melhores do país. 

Quais são as principais áreas de atuação dos brasileiros que trabalham em Portugal?

Os profissionais brasileiros encontram oportunidades de emprego em diversas áreas em Portugal, sendo as principais delas:

  • Tecnologia da Informação (TI),
  • Saúde,
  • Moda,
  • Marketing,
  • Direito,
  • Contabilidade,
  • Finanças,
  • Recursos Humanos,
  • Turismo,
  • Logística,
  • Construção Civil,
  • Vendas,
  • Alimentação e Hospitalidade.

A qualificação profissional é um fator determinante para a contratação em qualquer área, e o mercado português não é diferente. Entretanto, mesmo aqueles com pouca formação e experiência podem encontrar emprego em áreas que envolvam o atendimento ao público, como garçons e vendedores. A simpatia e o bom atendimento prestado pelos brasileiros são valorizados pelos empregadores locais.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego em Portugal no quarto trimestre de 2022 foi de 6,5%, um número que tem diminuído ao longo dos meses. Essa é uma boa notícia para quem busca oportunidades de trabalho no país.

Previous post TÉCNICO/A OPERACIONAL- Receção e Logística (900.00€) – Lisboa
Next post Assaí Atacadista tem 977 vagas de emprego abertas em 12 estados; confira como se candidatar
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0