Globo registra prejuízo recorde com o Carnaval de 2023

O carnaval de 2023, que é um dos eventos mais esperados do ano pelos donos de TV, pode estar em crise na televisão. A audiência fraca e o prejuízo recorde na Globo mostram que algo não está funcionando.

Embora a Globo tenha investido pesado na transmissão do Carnaval, incluindo uma cobertura multiplataforma com programas especiais, transmissões ao vivo, conteúdos exclusivos e até mesmo um camarote virtual, os resultados não foram animadores.

De acordo com informações divulgadas pela emissora, a audiência média no Rio de Janeiro caiu de 23 pontos em 2022 para 20 pontos neste ano, enquanto em São Paulo a queda foi ainda maior, de 14 pontos para 11 pontos. Além disso, a emissora também teve um prejuízo recorde de mais de R$ 115 milhões na transmissão do evento.

Custo e valor da cota aos patrocinadores

Segundo estimativas, somente para a Brahma a emissora conseguiu levantar entre R$ 35 milhões e R$ 40 milhões para anunciar.

No entanto, após comissões e impostos, a Globo fica com pouco mais da metade do valor bruto. Apenas os direitos de transmissão das escolas de samba custariam quase R$ 50 milhões. Ainda há custos de engenharia, transmissão, alimentação e horas extras.

Alguns fatores podem ter contribuído para essa crise, como a pandemia, que reduziu o número de turistas nas cidades-sede do carnaval, e a mudança de comportamento do público, que agora busca outras formas de entretenimento além da televisão.

O desafio agora da emissora é encontrar uma forma de se adaptar às mudanças no comportamento do público e proporcionar uma experiência de carnaval que vá além da tela da televisão.

Previous post Brasil: Exportações e importações registram queda de bilhões de dólares
Next post Diretor de jornalismo da CNN Brasil pede demissão, “4 anos e uns quebrados”