Presidente do Itaú diz que rombo financeiro da Americanas “foi uma fraude”

Via Reuters – O rombo contábil que levou a Americanas à recuperação judicial foi resultado de um fraude, disse nesta quarta-feira o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho.

“Foi uma fraude”, afirmou o executivo durante apresentação a jornalistas sobre os resultados do quarto trimestre, quando perguntado sobre o caso, embora tenha evitado citar nominalmente a empresa, dentro das práticas do setor bancário de não mencionar nomes de clientes específicos.

O Itaú anunciou na noite de terça-feira lucro do quarto trimestre de 2022 abaixo das expectativas de analistas, afetado por uma provisão extra de 1,3 bilhão de reais para perdas esperadas com inadimplência, citando “evento subsequente”.

Segundo Maluhy Filho, as provisões previstas pelo Itaú para 2023 já contemplam uma piora conjuntural do crédito no atacado brasileiro.

No entanto, ele disse que com base nas ferramentas de controle do banco, não espera que haja novos casos parecidos com o da Americanas, que revelou em janeiro um buraco contábil de 20 bilhões de reais, semanas antes de pedir recuperação judicial, com dívidas de mais de 40 bilhões de reais.

Crédito de imagem: Milton Maluhy Filho e Lojas Americanas (Foto: Divulgação/Itaú | REUTERS/Ueslei Marcelino)

Previous post Após fala de Lula, Daniela Lima se assusta, “Socorro, Deus”
Next post Uma merreca: Ator espanta ao revelar salário na Globo: “Não fazia dinheiro”
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0