Desastre: GloboNews tem menos de 1 ponto de audiência e Fantástico desaba
As diversas mudanças na forma como os consumidores acessam conteúdo têm alterado significativamente o panorama midiático. A GloboNews, por exemplo, enfrenta uma crise de audiência sem precedentes, registrando “índices traço” – jargão da TV para designar números extremamente baixos, muitas vezes próximos a zero, característicos de canais com pouca visibilidade.
Segundo dados do Painel Nacional de Televisão do Kantar Ibope, revelados pelo Teleguiado, a GloboNews perdeu 38% de audiência em um mês. A média de desempenho do canal em 24 horas caiu de 0,13 ponto em maio para 0,08 em junho.
Para dimensionar a crise, vale destacar que cada ponto de ibope representa cerca de 268 mil domicílios com TV. Ou seja, o canal de notícias atingiu média diária de 21.447 residências brasileiras no mês passado. O cenário de audiência traço na GloboNews reflete uma tendência de consumo, com espectadores cada vez mais inclinados a acessar notícias e entretenimento por meio de plataformas digitais, que oferecem maior flexibilidade e uma experiência de usuário personalizada. Assim, as TVs por assinatura perderam espaço.
Nem tão fantástico
Os canais de TV aberta também não estão fora de perigo. No último domingo (7/7), o Fantástico, da TV Globo, registrou um recorde negativo no ano. Números do Kantar Ibope obtidos pelo Notícias da TV apontam que o jornalístico ficou com média de 14,4 pontos na Grande São Paulo, 2,1 pontos abaixo da semana anterior. O registro é o menor de 2024 e o terceiro pior dos últimos quatro anos, ficando à frente apenas das edições dos dois últimos domingos do ano passado, que foram ao ar em 24 e 31 de dezembro — dias tradicionalmente ruins em termos de audiência.
A nova TV é a internet
Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que quase metade dos clientes abandonou a TV por assinatura nos últimos 10 anos. Desde 2014, quando atingiu o ápice com 19,6 milhões de assinantes, o serviço só perdeu clientes. Desde então, a queda foi de quase 50%, um total de 9,5 milhões de consumidores a menos na década. A cifra atual, registrada em fevereiro de 2024, é a mais baixa em 14 anos de medição, segundo dados da própria Anatel, aproximando-se do nível registrado em 2010, quando o serviço contava com 9,6 milhões de assinantes.
Enquanto isso, o principal concorrente tem conquistado expressivo crescimento. A Kantar Ibope revelou que, em fevereiro de 2024, o consumo de vídeos sob demanda representou 30,7% do mercado brasileiro. Os números mostram que o streaming já supera a TV por assinatura, que representa 8,1% da fatia de mercado. De acordo com os dados mais atuais no Brasil, coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, cerca de 43,4% (ou 31,1 milhões) de lares brasileiros possuem ao menos um serviço de streaming assinado.
O que diz a Globo
Após a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa da TV Globo enviou nota ao Metrópoles com o seguinte posicionamento: “A GloboNews é líder da TV Paga entre os canais de notícias e está em 3º lugar no ranking geral do ano até agora, obtendo audiência 302% acima da 2ª colocada de Notícias e 22% maior que a soma dos concorrentes de janeiro a junho. Maio foi o melhor mês em audiência, deixando a GloboNews 416% acima do segundo colocado entre os canais de notícias da pay TV. Com a cobertura da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, a GloboNews registrou, entre 2/5 e 2/6, um crescimento de 16% de audiência em relação ao mesmo período do ano passado, o que só comprova a relevância do canal, que tem mais de 83% da sua grade ao vivo para trazer qualquer fato importante em tempo real. Cabe ressaltar que não há qualquer mudança ou ajuste previsto na GloboNews.”