Como conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS: Tudo o que você precisa saber

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS é uma prestação financeira destinada a pessoas com deficiência e idosos em situação de pobreza. É um benefício extremamente importante para as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com suas necessidades básicas e de cuidado pessoal.

Se você está em uma situação de pobreza e atende aos requisitos necessários, tem direito ao BPC.

Neste artigo, vamos discutir como você pode ter direito a este benefício e como fazer para obtê-lo.

Quem tem direito ao BPC?

O BPC é destinado a duas categorias de pessoas: idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem incapacidade para trabalhar e para prover sua própria subsistência. Importante: é necessário que a renda per capita da família seja de até 1/4 do salário mínimo vigente.

Para solicitar o benefício, é preciso que o interessado esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário apresentar todos os documentos necessários, bem como comprovar que se enquadra nos requisitos para receber o benefício.

Como fazer a solicitação?

A solicitação do BPC deve ser feita na agência do INSS mais próxima de sua residência ou através da Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. É preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda da família;
  • Laudo médico (no caso de pessoa com deficiência).

Outro detalhe, é importante frisar que a pessoa deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Caso ainda não esteja inscrito, é necessário realizar a inscrição antes de solicitar o BPC.

Após apresentar todos os documentos necessários, o INSS irá avaliar a solicitação e poderá conceder ou negar o benefício. Em caso de negativa, é possível entrar com recurso administrativo e, caso ainda assim seja negado, buscar ajuda de um advogado especializado em direito previdenciário.

Quanto tempo demora para receber o benefício?

O tempo para receber o BPC pode variar de acordo com o processo de análise do INSS e a documentação apresentada. Geralmente, o processo leva em média de 45 a 90 dias para ser concluído. Caso o benefício seja concedido, o pagamento é retroativo à data da solicitação.

É importante lembrar que a pessoa que recebe o BPC precisa estar atenta às obrigações que o benefício impõe, como atualizar o cadastro a cada dois anos e manter a situação de pobreza. Caso a pessoa deixe de cumprir essas obrigações, pode perder o direito ao benefício.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito previsto em lei destinado a pessoas idosas e com deficiência em situação de pobreza. Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro

Previous post Dívida pública explode em março e vai a R$ 5,89 trilhões
Next post Como conseguir um empréstimo no banco com renda de um salário mínimo: dicas práticas para conseguir a aprovação
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0