Aumento do BPC em 2023 já está valendo; saiba quanto irá receber
Assim como acontece todos os anos, o salário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) aumentou.
Os beneficiários já estão contando com o valor e alguns já receberam com ajuste.
Vale lembrar, a quantia liberada por meio desse auxílio acompanha o salário mínimo do país, já que nenhum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser menor que o piso.
É importante deixar claro que, o BPC não é um benefício previdenciário.
Os comtemplados para receber o benefício são: pessoas portadoras deficiência e idosos acima de 60 anos. Portanto, o salário é assistencial e não previdenciário, embora seja pago pelo INSS.
Para receber o benefício é preciso está inscrito no Cadastro Único e após isso fazer o pedido no Crass através de uma Assistente Social e logo e depois fazer pedido ao INSS.
Seguindo esses passos o requerente irá passar por uma perícia médica, no caso de pessoas com deficiência. O resultado final é dado pela Previdência Social, órgão responsável por analisar cada caso e o concluir o resultado final do pedido.
Aumento do BPC em 2023:
Qualquer pagamento feito pelo INSS deve acompanhar o salário mínimo do país, isso consta na Constituição Federal. Como dito antes, o salário do BPC acompanha a mesma regra do salário mínimo pago aos trabalhadores. Em 2022 a quantia repassada foi de R$ 1.212, e em 2023 houve reajuste valendo a partir de 25 de janeiro.
Portanto, o valor do salário do BPC em 2023 será de, R$ 1.302,00.