Novo presidente do INSS pode afetar aposentados e pensionistas, entenda

Após um mês do governo de Lula (PT), foi escolhido um nome para o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mudança de comando foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (2) de fevereiro, para o novo comando da previdência é Glauco André Fonseca Wamburg.

O decreto foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui costa.

Depois de inúmeras críticas o novo presidente do INSS foi escolhido e a demora foi devido a falta de decisão do atual governo. Larissa Andrade Mora ocupava o cargo de forma temporária. Com a oficialização de Glauco Wamburg, todas as tarefas que estavam represadas devem ser resolvidas pelo novo presidente.

O INSS é responsável por garantir o pagamento de aposentadorias e pensões para 37 milhões de brasileiros. Agora, caberá a Wamburg lidar com quaisquer obstáculos que possam afetar esses benefícios previdenciários, modernizar o que for necessário e continuar as ações empreendidas por presidentes anteriores.

Quem é o novo presidente do INSS?

A escolha de Glauco como presidente do INSS tem sido alvo de críticas. Ele é um político vinculado ao PSD e foi o presidente da Fundação Leão XIII, uma entidade de assistência social ligada ao governo do Rio de Janeiro, no ano passado. No entanto, sua gestão na fundação foi marcada por denúncias de corrupção, má gestão e atrasos nos pagamentos de salários dos funcionários. As supostas irregularidades estão sendo investigadas pelo Ministério Público.

O maior problema do novo presidente:

O presidente do INSS herda da antiga gestão uma série de problemáticas devido a pandemia, como: fila com mais de 5 milhões de requerimentos, tempo de espera por uma resposta superior a 45 dias, além da falta de funcionários e a necessidade de concurso público.

Diante desta situação de irregularidades, o novo presidente precisará encontrar soluções que tranquilizem aposentados e pensionistas, sem prejudicá-los. Em outras palavras, ele deverá responder às demandas desse grupo e evitar trazer mais problemas.

Previous post Dólar abre em alta após fala de Lula sobre o Banco Central
Next post Lula compra 11 movéis no valor de R$ 379 mil, “necessidade de recomposição do imobiliário”
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0