Nova CNH: Tudo que você precisa saber antes de renovar a sua carteira

Desde o último ano, uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está sendo emitida devido às novas resoluções definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova versão estará disponível para condutores que precisem renovar sua CNH após o fim do prazo de validade, bem como para solicitar a segunda via, alterar dados ou obter novos documentos caso precise.

Dentre as mudanças, há alterações na aparência da nova CNH, incluindo a modificação das cores e dos campos de informação, bem como novos prazos de renovação do documento e a adição de subcategorias.

No entanto, não se preocupe! De acordo com o Detran, a nova CNH não anula a versão anterior, desde que a mesma esteja dentro da data de validade. Sendo assim, só será necessário atualizar a CNH para o novo modelo se o documento tiver expirado.

Mas quais as novas mudanças da CNH?

As alterações na nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram concentradas na parte inferior do documento, onde os campos como “Local e Data de Emissão”, “Observações” e “Assinatura do Portador” foram redefinidos. O campo “Observações” foi transferido para a parte inferior, criando espaço para uma tabela que facilita a identificação da categoria do condutor.

No topo do documento, a CNH agora possui a “Assinatura do Portador” abaixo da foto do motorista. Além disso, a carteira passou a utilizar códigos atualizados para seguir o padrão internacional de documentos. Entretanto, a mudança mais perceptível aos condutores é a cor do documento, que mudou de verde escuro para uma tonalidade mais suave de azul, mesclando com amarelo e cinza-verde claro. De acordo com as informações do Contran, a tinta utilizada no documento é anti-scanner, fluorescente e reativa à luz UV, aumentando a segurança e a confiabilidade do documento.

Descubra as novas subcategorias adicionadas na CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma série de mudanças desde o último ano, e uma delas foi a adição de novas subcategorias. Apesar de manter a divisão em cinco categorias principais (A, B, C, D e E), agora há subcategorias que são válidas somente para condutores estrangeiros dos países que fazem parte do Acordo de Viena.

Para esses condutores, é necessário converter ou trocar sua CNH para se adequar aos padrões internacionais. As novas subcategorias incluem B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E.

Vale lembrar que essas subcategorias são válidas apenas em território estrangeiro, já que as categorias A, B, C, D e E continuam sendo as únicas válidas no Brasil. A atualização da CNH é uma forma de se adequar aos padrões internacionais e garantir a segurança dos condutores em viagens pelo exterior.

Validade da Carteira Nacional de Habilitação permanece a mesma?

Se você é condutor de veículos, é importante ficar atento ao prazo de validade da sua carteira de motorista. Segundo a nossa legislação de trânsito brasileira, a renovação do documento varia de acordo com a faixa etária do motorista.

Para condutores de até 49 anos, a renovação da carteira de motorista deve ser realizada a cada dez anos. Já para aqueles que possuem idade entre 50 e 69 anos, o prazo de validade é reduzido para cinco anos.

É essencial que os motoristas fiquem atentos ao prazo de validade de sua CNH e realizem a renovação dentro do prazo estabelecido pela legislação.

Confira os prazos para a renovação da sua CNH

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas atividades do Detran foram comprometidas, afetando seu funcionamento até os dias atuais. Como resultado, os condutores não puderam realizar atividades presenciais, incluindo a renovação de suas CNHs.

Para lidar com isso, o órgão estabeleceu novas datas para renovação, que variam de acordo com a data de expiração do documento. As novas datas são as seguintes:

  • CNH vencida em junho de 2022: renovação em 28 de fevereiro de 2023
  • CNH vencida em julho de 2022: renovação em 31 de março de 2023
  • CNH vencida em agosto de 2022: renovação em 30 de abril de 2023
  • CNH vencida em setembro de 2022: renovação em 31 de maio de 2023
  • CNH vencida em outubro de 2022: renovação em 30 de junho de 2023
  • CNH vencida em novembro de 2022: renovação em 31 de julho de 2023
  • CNH vencida em dezembro de 2022: renovação em 31 de agosto de 2023

Essas novas datas foram criadas para ajudar os motoristas a renovar suas CNHs com segurança e eficiência, mesmo em meio à pandemia.

Previous post Mais de 4 mil vagas para Auxiliar Administrativo; inscrições estão abertas
Next post Loja do Grupo Renner anuncia fechamento oficial de uma de suas lojas
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0