Lula diz que BNDES vai voltar a financiar projetos para ajudar “países vizinhos” a crescer

O novo e já velho presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nessa última segunda-feira, 23, a empresários em Buenos Aires, na Argentina, que o BNDES vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e ajudar “países vizinhos a crescer”.

“O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior. E para ajudar que países vizinhos possam crescer e até vender resultado desse enriquecimento para países como Brasil”, afirmou o petista.

Lula criticou a atual política do BNDES. Para o presidente, há quatro anos o banco público não empresta dinheiro para o desenvolvimento, o que teria ajudado na estagnação do crescimento brasileiro. “Todo o dinheiro do BNDES é voltado para o Tesouro que quer receber o empréstimo feito”, disse o presidente. “O Brasil parou de compartilhar a possibilidade de crescimento com outros países”.

Para o petista, foi “graças ao financiamento de 500 bilhões de reais do BNDES” que o Brasil teria sido “o último país a entrar na crise [de 2008] e o primeiro a sair”. O petista disse ter “orgulho” de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar do que o Banco Mundial. No discurso, Lula destacou que tinha orgulho de quando o banco de desenvolvimento financiava obras na América do Sul e nos países africanos. “Porque é isso que os países maiores têm que fazer, tentando auxiliar os países que têm menos condição em determinado momento histórico”, afirmou.

Lula disse que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto Néstor Kirchner, assim como nos fertilizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Medo? Depois do Brasil, Maduro cancela viagem para a Argentina
Next post Venezuela e Cuba devem ainda R$ 2,7 bilhões ao BNDES, diz site
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0