Estudo revela que 60% dos brasileiros enxergam Portugal como oportunidade para melhorar de vida

O Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos, divulgou nesta semana um estudo sobre a percepção dos brasileiros e dos portugueses sobre a relação entre os dois países e o bicentenário da Independência do Brasil que aconteceu no último dia 7 de setembro.

Segundo a pesquisa, mais de 60% dos brasileiros veem Portugal como um lugar de oportunidades para as pessoas melhorarem de vida. Essa percepção é maior entre adultos de 18 a 34 anos que moram na Região Nordeste.

Na outra ponta, na visão dos portugueses o Brasil é visto como um destino turístico, e somente 5% enxergam o país como um lugar de oportunidades.

Conhecimento sobre o país irmão
O estudo também apontou que 51% dos brasileiros desconhecem que neste ano está sendo comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Esse número é semelhante ao dos entrevistados em Portugal, no qual metade dos entrevistados não tinha conhecimento sobre a data.

O levantamento ainda revelou que dois terços dos brasileiros e 58% dos portugueses avaliam que as consequências da escravidão de povos negros e indígenas durante a colonização do Brasil podem ser sentidas até os dias atuais.

A pesquisa também expôs como brasileiros e portugueses se sentem informados sobre o que acontece no país-irmão. Mais de 80% dos portugueses se sentem informados sobre o Brasil, enquanto 69% dos brasileiros se sentem informados sobre Portugal.

Por aqui, os que se sentem menos informados sobre o país europeu são as pessoas mais velhas, com menor escolaridade e menor renda. Em Portugal, dizem-se menos informados sobre o Brasil os mais jovens.

O levantamento ouviu 800 pessoas de cada país por meio de entrevistas telefônicas e formulários online. A margem de erro máximo estimada do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Saiba qual grupo precisa fazer prova de vida no INSS para continuar a receber o salário
Next post Projeção do novo salário mínimo acaba de sair; salários pagos pelo INSS são beneficiados
google.com, pub-1493856782872548, DIRECT, f08c47fec0942fa0