Fila para tirar visto americano cresce e supera os 500 dias
O tempo de espera para agendar uma entrevista para a primeira emissão do visto americano de turismo ou negócios em São Paulo chegou a 511 dias. Já quem precisa renovar o documento —ou seja, tem um visto vencido há menos de quatro anos— deve entrar numa fila de 43 dias.
Os números representam uma pequena variação, para cima, em relação ao que era observado no final de dezembro, quando brasileiros em São Paulo precisavam esperar 491 dias para emitir os papéis pela primeira vez e um mês para renová-los.
É possível consultar o tempo de espera para vários tipos de visto, nos diferentes consulados dos EUA no país, no site do Departamento de Estado. Os de turismo são os B1/B2.
O escritório em São Paulo é o que tem as filas mais longas no Brasil atualmente. Em Brasília, os que querem tirar visto pela primeira vez devem esperar 434 dias, e os que precisam de renovação, 20 dias.
No Rio de Janeiro, são 429 e 20 dias, respectivamente; no Recife, 361 e 3. O consulado em Porto Alegre tem o menor tempo de espera para a primeira emissão: 301 dias; para renovação, 22.
O tempo de agendamento começou a aumentar de forma mais acentuada como efeito direto da Covid-19, que impactou o funcionamento das missões diplomáticas. No período de restrições mais severas, os EUA deixaram de emitir autorizações de entrada não emergenciais para estrangeiros.
“Desde a retomada pós-pandemia do processamento regular de vistos, a embaixada e os consulados no Brasil têm trabalhado ativamente para contratar e treinar funcionários adicionais”, afirmou o Departamento de Estado, em nota divulgada na Folha de S.P.