No ostracismo: Joice Hasselmann é condenada a indenizar Rodrigo Constantino
A ex-deputada federal Joice Hasselmann foi sentenciada a pagar uma indenização por danos morais ao comentarista Rodrigo Constantino no valor de R$ 20 mil. A decisão, emitida pelo juiz Alexandre Ferrari do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foi publicada na segunda-feira passada, dia 11 de dezembro, e refere-se a um incidente ocorrido em 2020.
Ao ser procurada pelo Terra, Joice afirmou que irá recorrer da decisão, alegando não ter sido intimada sobre o caso. No entanto, o juiz, no processo, declara que a ex-deputada foi “devidamente citada” e que não apresentou manifestação.
O processo, revelado pelo colunista Rogério Gentile, do Uol, relata que Constantino iniciou uma ação após Joice acusá-lo, durante uma transmissão ao vivo em 2020, de fazer “apologia ao estupro”. Na ocasião, o comentarista discutia sobre uma suposta “banalização do conceito de estupro” e utilizou sua própria filha como exemplo.
Constantino expressou sua opinião, dizendo: “Se ela chegar em casa um dia e falar: ‘Pai, fui pra uma festinha, eu e três amigas, tinham dezoito homens, nós bebemos muito, e eu estava ficando com dois caras, acabei dormindo lá e fui abusada.’ Ela vai ficar de castigo feio e não vou denunciar um cara desses para a polícia.”
Joice reagiu, afirmando em uma publicação nas redes sociais que sentiu náuseas ao ouvir os argumentos de Constantino e acusando-o de incentivar um crime.
Na decisão, o juiz Alexandre Ferrari optou por não se estender. Considerando a falta de manifestação de Joice no processo, ele considerou como “verdadeiros” os fatos apresentados por Constantino. Além da indenização de R$ 20 mil, Joice foi condenada a retratar-se publicamente em suas contas no X (antigo Twitter) e no Facebook.
Ostracismo político:
Joice Hasselmann, ex-deputada federal pelo PSL, vive um ostracismo político e social desde que decidiu mostrar o outro lado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela foi uma das principais apoiadoras do presidente durante a eleição de 2018, mas acabou se desentendendo com ele e passou a criticar suas políticas.